terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Todo sonho é um projeto de vida

"Todo projeto, por menor que seja requer planejamento".

     Resolvi escrever sobre este tema porque além de começar a empregar isso na minha vida ha algum tempo, creio que poderá ajudar algumas pessoas que assim como eu, por algum motivo perderam seu foco durante a caminhada.
Planejamento
     Existem inúmeros motivos que nos fazem perder o foco de um projeto e o principal deles é a falta de planejamento. Quando sonhamos com um projeto, o primeiro passo que devemos dar é estabelecer uma meta para ele, a partir do momento que você estabelece essa meta você passa a ter um foco, um objetivo, certo?  Porém, nada disso terá êxito se não houver planejamento. Digo isso com autoridade pois foi o meu grande erro em todos os meus projetos de vida. Eu, por muito tempo confundi "desejo de obter" com "sonho de realizar" e caí na armadilha do desejo. O "desejo" não resiste às dificuldades e muito facilmente nos faz desistir de seguir em frente, nos faz parar no primeiro obstáculo que encontrarmos pois é superficial. O "Sonho" é o oposto do desejo, pois ele por si jamais se detêm diante de obstáculo algum. Ter um sonho, é ter um projeto de vida concreto e como todo projeto, o planejamento é fundamental para se fazer as escolhas certas pois sabemos que toda escolha implica em algumas perdas, perdas que são necessárias para se atingir o foco estabelecido. Este é o primeiro passo para realizar um sonho, para executar um projeto PLANEJAR detalhadamente cada passo para que seu projeto seja próspero.

Atitude e confiança
     Ótimo, nós já temos um foco, já  planejamos nosso projeto e estabelecemos metas, mas nada disso sairá do lugar se não tivermos a "atitude" de darmos o primeiro passo. Foco com planejamento e sem atitude é como dizer que precisa ler um livro, comprar este livro e sequer folhear suas páginas. Muitas pessoas deixam de ter atitudes por medo de fracassar, este medo precisa ser vencido pois o caminho para se atingir o foco é longo e cheio de atropelos, é absolutamente natural cometer erros pois será através deles que iremos aprender a acertar, as dificuldades fazem parte da construção pois através delas encontraremos uma nova maneira de seguir em frente. Não existem fórmulas mágicas para fazer dar certo, o grande segredo está dentro de nós, em confiar na nossa capacidade de realizar o nosso sonho.

Determinação
Nossa vida é feita de escolhas
     Essa é uma verdade que vale muito a pena refletir. Por longos anos eu me lamentei por não ter obtido o sucesso que tanto desejei(lembram do que falamos sobre desejo?) Eu sempre tive muitos projetos e muito sonhos mas nunca tive determinação para realizá-los. Por um lado, tudo o que me aconteceu foi muito bom, pois como falei anteriormente, aprendemos com nossos erros e a partir daí criamos uma nova trilha para chegarmos onde queremos, tudo bem que por muitas vezes demoramos tempo demais para aceitar isso, mas o importante é que demorando ou não criamos essa consciência. Devemos levar em consideração às imposições que sofremos ao longo da vida, mas nossa opinião tem que prevalecer sempre, antes eu me sentia como se estivesse presa em um casulo, limitada à regras que automaticamente roubavam minha identidade, eu atribuo a minha falta de sucesso à essas imposições pois esse "sistema" fazia com que eu não fosse verdadeira comigo mesma ...Hoje, aos 36 anos eu me sinto como uma borboleta que acabou de sair da casca que a impedia de voar...tenho outra visão da vida e aprendi muitas coisas com ela. Aprendi principalmente que nunca é tarde para recomeçar. Eu determinei que para que meu projeto dê certo eu precisei ter a iniciativa de planejar e agora tenho a atitude de prosseguir pois se eu quero, eu posso e consigo. Nossa vida é feita de escolhas, eu escolhi seguir em frente, e você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário